quinta-feira, 2 de abril de 2015

Residencial Santa Luzia Life II - Tenda

Em meados de 2009 começaram as vendas do Residencial Santa Luzia Life II, empreendimento localizado na Avenida Adair de Souza, nº 800, Bairro Belo Vale, Santa Luzia/MG. A entrega dos apartamentos estava prevista para ocorrer no ano de 2011.

As vendas foram um sucesso. Tendo em vista a localidade, preço e data da entrega, todas as unidades foram comercializadas ainda na planta.

Todavia, o que era expectativa de sonho realizado, transformou-se em um pesadelo. A data de entrega chegou, mas o empreendimento não ficou pronto, totalizando, até agora, mais de 40 (quarenta) meses de atraso.

Nesse passo, pelo atraso das obras, os compradores são forçados a passar por constrangimentos e situações que não previram, dentre os quais sacrificar sua renda para conseguir honrar com os pagamentos das prestações do financiamento bancário (juros de evolução de obra) em conjunto com os alugueis mensais.

Além disso, os compradores sofrem com as constantes prorrogações da data de entrega dos apartamentos, realizadas unilateralmente, sem o consentimento do consumidor e sem qualquer justificativa plausível.

Os compradores também sofrem com o desprezo e o desrespeito da construtora, que em nenhum momento presta informações concretas ou que realmente sejam cumpridas. Seja pessoalmente, por telefone ou por e-mail, o consumidor sofre com o enorme descaso da Construtora Tenda.

No dia 30 de março de 2015, ocorreu a Assembleia Geral de Instalação do Condomínio, convocada pela construtora, quando foram eleitos os representantes legais do condomínio (síndico, subsíndico e conselheiros), apresentada a administradora e aprovada a previsão orçamentária para rateio das despesas condominiais. Na ocasião, os proprietários foram informados que a entrega das chaves estaria próxima, desta vez a partir do dia 06/04/2015.

Ao receber as chaves, os compradores devem ficar atentos aos termos/documentos que são apresentados para assinatura. A ABMH orienta:

  • Nunca conceda quitação à Construtora, especialmente no que se refere à multa e à indenização pelo atraso nas obras;
  • Jamais renuncie seu direito de procurar a Justiça;
  • Não aceite a multa prevista no contrato, pois é significativamente inferior à quantia efetivamente devida, se levarmos em conta o Código de Defesa do Consumidor;
  • No momento da vistoria, esteja munido de aparelho fotográfico de boa qualidade, para registrar os possíveis vícios e defeitos de construção;
  • Quando receber o imóvel, faça uma ressalva (na parte da frente ou no verso) do termo de vistoria e recebimento de chaves, com os eventuais vícios e defeitos de construção;
  • Ainda no momento da entrega, se for possível, esteja acompanhado de profissional habilitado, que possa avaliar as condições do apartamento;
  • Informe-se, e defenda seus direitos (mais detalhes neste blog).


Nenhum comentário:

Postar um comentário